MPT vai investigar morte de trabalhador atropelado em Viracopos e fará vistoria na pista
02/07/2025
(Foto: Reprodução) Rodrigo Augusto Lucena Barros prestava serviços de manutenção para uma terceirizada e foi atingido pelo veículo de outra empresa. Aeroporto ficou fechado por duas horas. Aeroporto de Viracopos tem série de voos atrasados e cancelados nesta quarta-feira
O Ministério Público do Trabalho (MPT) abriu um procedimento para apurar as causas do acidente que provocou a morte de um trabalhador de 46 anos, que foi atropelado na madrugada desta quarta-feira (2) durante uma manutenção na pista do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).
Segundo o órgão, uma inspeção na pista será realizada ainda nesta quarta. O MPT afirmou que vai investigar também eventual responsabilidade da concessionária no caso. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) também foram oficiados.
Por conta do acidente, o terminal ficou fechado para pousos e decolagens por aproximadamente duas horas, o que provocou atrasos e cancelamentos de voos. [veja detalhes abaixo]
Siga o g1 Campinas no Instagram 📱
De acordo com o registro da ocorrência, Rodrigo Augusto Lucena Barros prestava serviços para uma terceirizada e foi atingido pelo veículo modelo Ford Courier, de outra empresa.
O motorista afirmou à Polícia Civil que, antes da colisão, ele fez o retorno na "cabeceira" da pista de partida, mas a vítima não estava no campo de iluminação do farol e não usava o colete refletivo. Por isso, ele disse que não conseguiu ver o trabalhador. A versão foi confirmada por uma testemunha.
A empresa responsável pelo veículo que atropelou o trabalhador estava no local para realizar uma avaliação das condições de atrito da pista do aeroporto.
O socorro foi acionado, mas o óbito foi constatado na pista. A perícia foi chamada e o corpo da vitima foi removido ao Instituto Médico Legal (IML). O caso foi registrado na delegacia do Aeroporto de Viracopos como homicídio culposo - sem a intenção.
O motorista do veículo foi liberado após prestar depoimento. A Polícia Civil informou que vai aguardar os laudos periciais e as imagens de câmeras de segurança para aprofundar as investigações.
Painel em Viracopos mostra atrasos em voos e decolagens
Junia Vasconcelos/EPTV
Cancelamentos e atrasos de voos
O fechamento aconteceu entre 5h e 6h26. A Azul Linhas Aéreas, que tem como principal hub o Aeroporto de Viracopos, informou, em nota, que dez voos que iriam para Campinas foram alternados para outros terminais, como os de Congonhas, em São Paulo, e Cumbica, em Guarulhos.
Além disso, cinco voos que decolariam de Campinas e outros cinco que tinham Viracopos como destino foram cancelados.
LEIA MAIS
TCU encerra processo e decide que Viracopos não será relicitado; entenda o que acontece agora
VÍDEO: ônibus articulado com 80 passageiros tem princípio de incêndio em Campinas
"Os impactos serão sentidos durante o dia de hoje na operacionalização da malha da Companhia, uma vez que Viracopos é o principal hub da empresa. Voos extras estão sendo destinados para melhor atender os Clientes, que estão recebendo toda assistência prevista na Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Azul lamenta eventuais transtornos", diz o texto da nota da companhia aérea.
O painel no saguão também mostrou voos cancelados e atrasados. A EPTV, afiliada da TV Globo, esteve no local na manhã desta quarta e conversou com passageiros que estavam sem informações. A movimentação ficou muito intensa no aeroporto.
Trabalhador morreu atropelada na pista do Aeroporto de Viracopos
Reprodução/EPTV
O que diz a concessionária
A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, que administra a estrutura, confirmou o ocorrido e disse que presta apoio às investigações. Veja na íntegra:
A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos (ABV) informa que na madrugada de hoje (02 de julho), durante atividades de manutenção na pista de pousos e decolagens do aeroporto, houve um acidente envolvendo profissionais e veículos da empresa prestadora de serviços, resultando no óbito de um dos técnicos que atuava no local e que trabalhava para uma empresa terceirizada. O acidente foi comunicado à 1h50 e o óbito foi confirmado às 2h03.
As operações do aeroporto foram suspensas temporariamente durante a madrugada e o aeroporto foi reaberto às 6h26. Até o momento, 9 voos foram cancelados e foram registrados 12 atrasos.
A ABV lamenta profundamente o ocorrido e seguirá prestando apoio às investigações.
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas